A fotógrafa Amanda Leite representa o Tocantins na Exposição "SobreViventes", organizada pelo 2º Festival de Fotografia de Juiz de Fora/MG. A exposição está aberta à visitação no período de 12 de novembro a 10 de dezembro de 2019, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). A exposição coletiva é resultado de uma convocatória nacional cujo tema é "SobreViventes". Estamos em um momento de reflexão sobre os rumos do planeta, do país e do meio ambiente nos dias de hoje: assuntos como a água, as queimadas, sustentabilidade e preservação das matas e dos povos das florestas devem ser pensados e discutidos de todas as formas e meios. A questão social no país tem se agravado com a pobreza apresentando novos índices de crescimento, a diversidade cultural e de gênero sendo censurada e a liberdade de pensamento questionada. As relações humanas nunca estiveram tão radicalizadas na política, nas famílias e entre os amigos. A fotografia tem se apresentado como um meio de comunicação capaz de testemunhar e contribui para denunciar e divulgar imagens em favor da preservação e manutenção da natureza e de todo o ecossistema em que vivemos e das relações democráticas em todos os níveis da vivência cidadã. Esta convocatória pretende contribuir para uma reflexão que seja construtiva e propositiva para o país.

Exposição Fotográfica "Coisas da vida"

Exposição Fotográfica “Coisas da Vida” de Amanda Leite na I Feira Literária da UFT de Araguaína/TO FLUA (Unidade Cimba). Visitação Gratuita de 21 de novembro a 06 de dezembro de 2019.

Obras da fotógrafa Amanda leite estiveram presentes na Casa Cor 2019, no projeto "Sala íntima" do arquiteto Paulo Azevedo. E quer saber? O ambiente ficou incrível! A parceria foi firmada com a galeria Moldura Minuto, que representa a fotógrafa.

Workshop Seydou Keita - Fotografia Africana e poéticas visuais

O que você conhece sobre Fotografia Africana? Neste Workshop a fotógrafa e pesquisadora Amanda Leite propõe dialogar sobre o universo de Seydou Keita, um dos maiores expoentes da Fotografia Africana no mundo. Se você gosta de retrato e quer produzir fotografias inspiradas neste estilo inconfundível, este workshop é para você! Vamos entrar em contato com a obra de Keita - técnicas e conceitos – para produzir um pequeno ensaio fotográfico. Tomamos a poética visual de Keita, seu olhar e estilo para estimular Outras Áfricas, mais fluídas e incertas! O que você deseja mostrar?
Informações:  Quando? 28 de setembro de 2019 / Onde? Casa Clic. / Para quem? Pessoas interessadas no tema / Duração?  Das 15h às 19h / Quanto custa? R$ 40 reais. Inscrições https://www.amandaleite.com.br/

 

A fotógrafa e pesquisadora Amanda Leite participou do Programa Hora da Noticia, na rádio 6 FM/TO. O programa foi ao ar no dia 18 de julho de 2019. Veja a matéria completa nos minutos de 13:00 à 27:00. 

A fotógrafa Amanda Leite vai inaugurar no dia 14 de junho, às 19 horas, a Exposição Existências Mínimas, na galeria do Sesc, na cidade de Palmas/TO. O trabalho está com ampla projeção nacional. Já esteve exposto na galeria da Casa do Lago, na cidade Campinas/SP e deverá circular também pela cidade João Pessoa/PB, na galeria da Pinacoteca (UFPB). Confira o convite!

As artistas e pesquisadoras Renata Ferreira e Amanda Leite tem o prazer de inaugurar o espaço Casa Clic. na cidade de Palmas/TO. Casa Clic. é um lugar destinado a promoção de Arte e Cultura. Artistas, educadores e uma ampla de rede de pessoas renuem-se interessadas em experimentar diferentes ações educativas projetadas do (nosso) quintal para o mundo! Siga no instagram: @Casa_Clic 

Diálogos "Sobre Fotografia" livro de Susan Sontag

O evento organizado pelo Coletivo 50 graus - Pesquisa e Prática Fotográfica convida as pesquisadoras Drª Cynthia Mara Miranda e Drª Amanda Leite a conduzirem uma conversa sobre as propostas de Susan Sontag. A mesa contará com a mediação do Dr. Frederico Salomé. Além disso o Coletivo fará uma Exposição Fotográfica. Inscrições gratuitas no local. Quando? 27 de maio de 2019 - Onde? Mini-auditório do curso de Jornalismo UFT - Campus Palmas/TO). Que horas? 19h. Haverá declaração? Sim. Declaração de participação no evento. Esperamos você! 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins (UFT convida a todos para a partilha das pesquisas: (Des)caminhos no Estágio Pós-Doutoral - Drª Liliam Deyse Ghizoni; Ensino e Formação na União Européia  Pós-Bolonha: estudo dos processo de  implementação  na Península Ibérica Portugal e Espanha” - Dr. Francisco Gilson R. Porto Junior; Corpo e Comunicação: percursos mímicos - Drª Renata Ferreira da Silva e Fotografia Contemporânea e processo criativo: a obra de Marli Wunder - Drª Amanda M. P. Leite. Dia 28 de maio, 19h, Bloco C, sala 09 (UFT - Campus de palmas/TO). Inscrições gratuitas no local do evento. Participe!

 

 

 

Apresentação pública da pesquisa de Pós-Doutorado

A pesquisadora e fotógrafa Amanda Leite fará no dia 28 de março, às 9h, na sala da congregação (FE/UNICAMP) a apresentação pública da pesquisa de Pós-Doutorado realizada na Universidade Estadual de Campinas. A pesquisa intitulada: "Fotografia Contemporânea e processo criativo: a obra de Marli Wunder" conta com a supervisão do Prof. Dr. Wenceslao M. de Oliveira Jr e faz parte da Linha de Pesquisa das produções do Laboratório de estudos audiovisuais – OLHO da Unicamp. 

A Casa do Lago  divulga propostas classificadas em sua Chamada de Ocupação para o 1º semestre de 2019, com destaques para Arte e Cultura. A fotógrafa e pesquisadora Amanda Leite participará no campo das Artes Visuais com a exposição individual "Mínimos" e a oferta de uma oficina. A abertura da exposição acontecerá no dia 28 de março, às 9h, na galeria da Casa do Lago que fica na cidade de Campinas/SP, na Unicamp. 

A fotógrafa Amanda Leite participará do Varal Fotográfico que acontecerá na 4ª edição Amparo em Foco, de 04 a 14 de abril de 2019, na cidade de Amparo/SP. A fotografia que irá compor a exposição coletiva faz parte da série Lago, disponível neste site. Em breve mais informações. Aguardem!

A Pinacoteca da UFPB divulga resultado do Edital de Ocupação 2019. Entre dois trabalhos foram selecionados e entre eles a obra Mínimos, de Amanda Leite. Mais informações em breve, aguardem!

A fotógrafa Amanda Leite irá ocupar a Galeria de Artes Visuais do Sesc Tocantins, na cidade de Palmas. A Exposição individual "Existências Mínimas" foi selecionada para o ano de 2019 e pretende provocar o público diante de figuras humanas lançadas em diferentes escalas e perspectivas num diálogo direto com cenas da vida cotidiana. Em breve mais informações!

A fotógrafa Amanda Leite está na lista de Artistas Selecionados para o CACC – Circuito de Arte Contemporânea de Curitiba 2019. O Circuito de Arte Contemporânea de Curitiba CACC apresenta ao grande público um recorte atual da produção de artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no país. A exposição acontecerá no MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba de 26 de janeiro a 06 de março de 2019.  Mostra do Circuito de Arte Contemporânea de Curitiba que apresenta, de forma independente, 107 artistas visuais de todo o território nacional. A exposição fornece um recorte da produção brasileira atual com nomes inéditos na capital paranaense. A curadoria, que recebeu centenas de inscritos, selecionou apenas 107 obras na tentativa de construir um retrato instantâneo do que vem sendo feito pelo Brasil agora mesmo. Muitos já tem passagem por museus e galerias de renome nacional e mundial, mas nem todos com passagem por Curitiba. Há ainda aqueles estreiam nacionalmente na apresentação de seus trabalhos inéditos também em seus respectivos estados, demonstrando o quanto a produção brasileira é farta e plural.
 

Para encerrar o ano com chave de ouro, a EIXO convida os artistas Amanda Leite, Coletivo Gráfico RAM (Dalton Romão, Raoni Redni e Ricardo Bhering), Luiz Badia e Sandro Vieira que apresentarão suas ações virtuais, visuais, sonoras e tridimensionais na Fábrica Bhering. A cada primeiro sábado do mês, acontece o CIRCUITO INTERNO BHERING – um convite para visitar ateliers, lojas e muito mais. Quem vai à Fábrica, tem ainda a oportunidade de explorar os 10.000m² desse histórico prédio dos anos 30, repleto de história e inspiração – desde os corredores com antigas máquinas de chocolate ao famoso terraço com vista panorâmica da Zona Portuária do Rio. No 4º andar, Amanda Leite apresentará a seu projeto interativo “Minhas memórias lembram as suas?” que vai mesclar poesia com a Rede Social Instagram (saiba mais em: @projetominhasmemorias).  Acesse a programação completa aqui!

A Exposição Casa Planta de Marli Wunder conta com a curadoria de Amanda Leite e Alik Wunder, além da participação especial do artista plástico Bene Fonteles. Acesse o o catálogo da exposição 2018 e conheça mais sobre o trabalho da artista. Confira aqui as fotos deste encontro!

No dia 17/11/18 tive a alegria de participar do movimento #fotografiapelademocracia . As projeções aconteceram em diversas idades brasileiras e na França. Poder mobilizar o pensamento pela imagem é fantástico! Veja aqui todas fotografias que participaram deste bonito movimento: 
https://drive.google.com/open?id=1Zx7_70OA7NtJ-Eu4OqmwH2oNKMoDqMIE 

Com o olhar sobre as obras fotográficas de Marli Wunder, a residência "Cartografias inventivas e o devir-planta" promoverá encontros e partilhas entre artistas e pesquisadores, estimulando uma diversidade de processos criativos. A proposta é parte do projeto de pós-doutoramento da professora Amanda Leite sobre a obra de Marli Wunder. Confira a matéria completa.

Exposição Casa-Planta + Residência Artística

A pesquisadora e fotógrafa Amanda Leite coordena junto ao Coletivo Cartografias Inventivas, a Residência Artística "Cartografias inventivas e o devir-planta" que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro no Centro Cultural Casarão (Campinas/SP, Barão Geraldo). A residência está relacionada a obra de Marli Wunder que estará no Casarão com a Exposição Casa-planta, com abertura no dia 23 às 19h. As ações são desdobramentos da pesquisa de pós-doutorado realizada por Amanda Leite na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Curadoria: Amanda Leite e Alik Wunder, participação especial do artista plástico Bene Fonteles. Confira aqui as fotos deste encontro!

Oficina Toy Photography

No dia 04 de outubro de 2018, a fotógrafa Amanda Leite fará a oficina Toy Photography, na Colégio Educap na cidade de Campinas/SP. A oficina vai oportunizar a criação fotográfica de um grupo de crianças a partir do uso do celular e da manipulação de objetos, alimentos e brinquedos. Conheça mais sobre o trabalho da artista também no: Instagram: amandampleite Veja o álbum de fotos da oficina aqui! 

A fotógrafa Amanda Leite irá participar da #20 Mostra Virtual na Galeria Reserva Cultural em Niterói/RJ sob a Curadoria de Vilmar Madruga. A mostra é promovida pela Galeria Eixo Arte e acontecerá em setembro de 2018. D E S L O C A M E N T O S - Num tempo de apagamento de fronteiras e da diversidade de conceitos de que faz uso a experiência  contemporânea, vemos nesta mostra  campos poéticos e temáticos amplos e distintos a ponto de frustrarem qualquer tentativa de se estabelecer ou classificar uma noção geral de arte. As produções deste mapeamento parecem não carregar  a pretensão de reforçar qualquer discurso sobre uma possível crise da imagem. Antes, temos obras que se valem da representação do sujeito e  também uma larga presença da fotografia. Sem referências estáveis,  mas em notável movimento, estas produções  trazem a luz obras que contribuem com seu discurso poético para a ampliação do campo de provocação estética, enfileirando ações, sons e imagens que dão corpo e voz ao artista e sua obra. Vilmar Madruga, 2018 - EIXO Arte - contato@eixoarte.com.br  Lançamento: 29 de setembro, sábado, das 19h às 22h
 - Local: Galeria Reserva Cultural – Niterói (RJ). Visitação Gratuita. (Confira o álbum de lançamento)

A fotógrafa e pesquisadora Amanda Leite irá participar da 5ª edição do Seminário Imago -EsquizoArte, que acontecerá nos dias 29 a 31 de agosto de 2018, na UNESP (Rio Claro - SP). A ocupação fará parte da programação do evento e deverá circular imagens das séries Habita em mim e Coisas da vida. Local: Departamento de Geografia. Entrada gratuita! Participe!

O Ifoto em parceria com o Dragão do Mar em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia abre suas paredes externas para expor no formato poster Lambe Lambe. As imagens que participaram do Festival de Fotografia do Sertão Central, em março de 2018, em Quixadá/Quixeramobim (CE), já estão confirmadas. Na convocatória Sertão Imaginário a fotógrafa Amanda Leite irá participar com uma das fotografias da série Lago - atuação: Renata Ferreira. Quando? 19 de agosto de 2018. Onde? Instituto Dragão Mar (Fortaleza/CE).

A artista e pesquisadora Amanda Leite vai ofertar a oficina Eco/poética da natureza: criação fotográfica, na unidade do Sesc Sorocaba em 28 e 29 de setembro de 2018. A ação é promovida pelo GREeCE – Grupo Ritmos: Estética e Cotidiano Escolar que tem como foco os Movimentos ecologistas de pensar educação e vida cotidiana. Nesta versão o curso dará destaque ao tema: CRIANÇA E NATUREZA. Em breve postaremos novidades.  - Veja as fotos da oficina aqui

​A Revista Fhox  publicou uma matéria sobre a instigante Série Fotográfica Coisas da Vida, da fotógrafa Amanda Leite. Confira!

Conversa sobre pesquisa - Fotografia e processo criativo na obra de Marli Wunder

A pesquisadora e fotógrafa Amanda Leite conversou com a turma do Programa de Pós-graduação em Educação da UNICAMP, no dia 21 de junho de 2018. A partilha apresentou a estrutura da pesquisa (em andamento) e algumas obras de Marli Wunder. Em breve vocês poderão acompanhar por aqui outras novidades desta pesquisa.

As pesquisadoras e artistas Marli Wunder e Amanda Leite ministram a oficina "Imagem de imagem: processo de criação" na Faculdade de educação da Unicamp, nos dias 25, 28 e 29 de maio de 2018. Para saber mais clique aqui e faça a sua inscrição.

A fotógrafa Amanda Leite participa do 3º Festival de Fotografia "Amparo em Foco" 2018 (SP). A participação acontece por meio do Varal Fotográfico do evento. Para saber mais acesse: https://www.amparoemfoco.com.br/ 

As pesquisadoras e artistas Amanda Leite e Renata Ferreira participaram da oficina Autodesretrato ministrada por Rafael Silveira, no Instituto Moreia Sales, em março. Rafael é um dos nomes mais importantes das Artes Visuais brasileira contemporânea. A atividade integrou a 5ª edição da Paulista Cultural 2018, coordenada pelo Centro Cultural Fiesp e realizada no IMS Paulista.

Em processo...

Em 2018, Amanda Leite mergulha fundo na obra da artista Marli Wunder para realizar uma importante pesquisa sobre Fotografia e processo criativo. A pesquisa, em nível de Pós-Doutorado, está vinculada a Faculdade de Educação da Unicamp e conta com a supervisão do Prof. Dr. Wenceslao O. Junior e da Profª. Drª Alik Wunder. Vem coisa boa por aí! 

A nova exposição do Corredor Cultural apresenta a obra da artista Amanda Leite. Venha conferir no hall do Bloco IV (Reitoria), de 05 de fevereiro a 05 de março.

Exposição: Vida-imagem: há lugar para a ficcção?

A fotógrafa Amanda Leite participa do Prêmio Corredor Cultural da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com a exposição Vida-imagem: há lugar para a ficção? As séries escolhidas para compor esta exposição são desdobramentos de pesquisas realizadas em torno da composição fotográfica contemporânea e do processo criativo articulado à arte conceitual. O público visitante acessa fotografias resultantes de densos processos de investigação sobre a teoria das imagens. O convite é que o espectador possa pensar à vida e a produção de visualidades atual por meio de práticas estéticas e artísticas. Elejo a fotografia como elemento ficcional para aproximá-la da vida. Exponho o interesse sobre as interfaces entre Ficção, Vida e Fotografia, atentando ao que acontece no espaço da fronteira, do “entre”, onde a imagem é capaz de promover deslocamentos. Este exercício (descentralizado) articula o ver e o pensar. Entendo que a emancipação do sujeito e a transformação do presente pode se dar também na/pela ficção. A exposição ficará em cartaz de 05 de fevereiro à 01 de março de 2018, no Hall da Reitoria, bloco IV da UFT.

A fotógrafa e pesquisadora Amanda Leite faz a curadoria da exposição O que pode a palavra? A exposição acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, no Hall da Biblioteca da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O que pode a PALAVRA? Palavra escrita, palavra lida, palavra falada, palavra sinalizada, palavra brincada... A exposição convida o público a interagir com diferentes estações temáticas. Cada estação é pensada e projetada a partir de pesquisas diferenciadas na relação entre palavras e objetos. Buscamos referências nas histórias infanto-juvenis e também na literatura brasileira. Um questão nos estimula: como propor a interação com o público e ao mesmo promover a inclusão? Na tentativa de responder esta questão propomos que o público se relacione com as seguintes estações: 

Estação Palavras; Estação Jogos Matemáticos; Estação Sombras; Estação Contos Indígenas; Estação Terror; Estação Áudio histórias; Estação Cerrado;

Desejamos com esta exposição que outras práticas pedagógicas e projetos de pesquisa aconteçam nos espaços educativos, para além da universidade.

A fotógrafa e pesquisadora Amanda Leite foi selecionada para participar do projeto Corredor Cultural da Universidade Federal do Tocantins (UFT). As exposições estão previstas para Fevereiro e Março de 2018 na UFT. O Corredor Cultural é um Programa de premiação da Universidade Federal do Tocantins, que visa ocupar o espaço expositivo localizado no prédio da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins, bem como circular entre os câmpus que solicitarem as exposições. Outras informações em breve.

Estão abertas até o dia 1º de outubro as inscrições para  interessados em submeter trabalhos para o Congresso Internacional de Comunicação, Tecnologia e Inovação que irá acontecer nos dias 26 e 27 do mesmo mês, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)  e no Câmpus da UFT em Palmas. As inscrições são gratuitas e as  propostas devem apresentar uma temática em conformidade com o tema do Congresso, bem como às áreas temáticas de cada Grupo de Trabalho (GT).  O evento é realizado pela UFT, por meio do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade (PGCom) em parceria com o Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) e o Senac. A pesquisadora e fotógrafa Amanda Leite irá coordenar o GT 2 Mídias, imagem e contemporaneidade. 

Em Minas Gerais: Espetáculo Mimagens

Atenção comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no mês de outubro de 2017 o espetáculo Mimagens estará em cartaz. 

Ficha Técnica

Atuação: Renata Ferreira

Fotografia  e  Sonoplastia: Amanda Leite

Direção Geral: Bárbara Tavares

Para saber mais sobre o espetáculo clique aqui.  

Projeto Terças-feministas - Mulheres nas imagens (fotografia e cinema)

A fotógrafa e pesquisadora Amanda Leite ministrou palestra sobre o tema: Mulheres nas imagens (fotografia e cinema). A ação realizada pelo Projeto Terças-feministas, organizado pela Drª Cynthia Mara Miranda.
Quando aconteceu? Em 03 de outubro de 2017, na sala 110 do bloco J, Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

As pesquisadoras Drª Amanda Leite, Drª Cynthia Miranda e Drª Irenides Teixeira participaram da mesa redonda intitulada "Roland Barthes e a fotografia" que aconteceu no dia 18 de setembro de 2017, às 19 horas, no mini-auditório do complexo laboratorial de Jornalismo, na Universidade Federal do Tocantins. Veja como foi: https://coletivo50graus.wixsite.com/fotografia/eventos-1

Pela 2ª vez a fotógrafa Amanda Leite concorreu a uma Exposição Individual pela Eixo Arte Contemporânea.

A votação aconteceu pela Rede Social Facebook. O/a artista mais curtido/a no período de três dias de votação, ganharia a exposição! Desta vez, 23.883 pessoas foram alcançadas e mais de 50 artistas participaram. Pela 2ª vez consecutiva Amanda Leite venceu a votação e em breve deverá propor para a Eixo uma instigantes exposição fotográfica. Aguardem! 

A fotógrafa Amanda Leite participará da Exposição Meus olhos te tocam de Man Ray a Diane Arbus, sob curadoria das artistas Lúcia Avancini e Marilou Winograd. A exposição contará com artistas de diversas áreas e localidades e será exibida no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, no Rio de Janeiro, de maio a julho de 2017.

Exposição Cidade

A série “Cidade” resulta de pesquisas realizadas em Palmas/TO. Tomo a cidade como lócus de estudo e de observação. No exercício de olhar atentamente a cidade, redescubro texturas, geometrias e contrastes comumente despercebidos que revelam efeitos da intervenção humana na construção de Palmas. A série exibe traços de uma cidade imaginada, ocupada e praticada diariamente por capturas fotográficas. A exposição inaugurou a III Semana de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, em 24 de abril de 2017. Você poderá conferir a exposição na 4ª edição do Cartão Postal (UFT), que acontecerá de 05 a 07 de junho de 2017. Fique ligado!

Inovar na educação para aprimorar a qualidade do ensino é desafio constante para os profissionais da área. No curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Palmas/TO, a professora Amanda Leite pesquisa a combinação entre Fotografia e Educação.

A nova Exposição Fotográfica da Eixo Galeria de Arte Contemporânea (RJ) conta com fotografias da série "Coisas da Vida". A exposição ficará on-line de Março a Junho de 2017. 

Veja clipagem aqui 

Galeria de Artes Visuais Sesc Tocantins

Fui selecionada para o Edital de ocupação da Galeria de Artes Visuais do SESC Tocantins 2017.

A exposição Narrativas [entre] abertas estará no ar em breve. Aguarde!

Eixo Arte Contemporânea